A Motorola está adicionando a seus smartphones o suporte a duas línguas indígenas ainda faladas no Brasil, mas que já estão ameaçadas de extinção. A novidade vai chegar a todos os aparelhos da empresa atualizados para o Android 11 ou que já saiam de fábrica com o sistema operacional.

O Kaingang é falado por cerca da metade de uma comunidade agrícola no sudeste brasileiro, e é classificada pela Unesco como “definitivamente ameaçada”, o que significa que as crianças não a aprendem mais como primeira linguagem.

Já o Nheengatu é falado por cerca de seis mil pessoas em uma comunidade de 20 mil habitantes na região amazônica, e o idioma é “severamente ameaçada”, ou seja, é falada apenas pelas gerações mais velhas, que não o utilizam para conversar entre si ou com os mais jovens.

Segundo a Motorola, as duas comunidades fazem uso intenso da tecnologia móvel, embora nem sempre tenham acesso confiável às redes de telefonia ou internet.

A Universidade de Campinas e o Professor Wilmar D’Angelis, pesquisador de linguagens indígenas e antropologia cultural, participaram do projeto.

A equipe da Motorola planeja liberar todos os dados coletados sob uma licença Open Source, para serem usados livremente, até para outras plataformas.

Outras linguagens ameaçadas devem adicionadas ao projeto, mas ainda não há previsão de datas…

A iniciativa deve ajudar no resgate de tradições cada vez mais esquecidas da cultura brasileira…