Já imaginou poder ver o fundo dos mares sem precisar sair de casa, no melhor estilo Google Earth? Esse é o objetivo da startup Terradepth, que quer utilizar robôs submarinos para mapear e coletar dados do oceano.

A ideia é criar uma rede parecida com a dos satélites que vemos atualmente, mas, em vez de mandar imagens da terra feitas do espaço, os robôs vão gravar o fundo do mar.

publicidade

Nem é preciso dizer os enormes desafios para tornar isso possível, já que robôs são computadores e esse tipo de eletrônico não costuma se dar muito bem na água, imagine a 3 mil metros de baixo do oceano.

Por enquanto, a empresa com sede em Austin, no Texas, colocou um motor a base de diesel. No futuro, a ideia é que o motor possa ser alimentado por uma célula de hidrogênio capaz de se recarregar sozinha no mar.

publicidade

Os submarinos, que possuem 9 metros de comprimento, precisam de oxigênio para alimentar o ciclo de combustão que impulsiona os veículos para frente. A ideia é que os dispositivos funcionem em pares. Enquanto um desce para filmar, o outro sobe para enviar os dados e assim por diante.

O computador identifica as características topográficas e objetos submersos, e destaca essa parte. Ainda existe a intenção de adicionar ainda mais sensores para captar informações biológicas do ambiente.

publicidade

Nada disso sai muito barato. O custo de cada equipamento desses pode chegar a 10 milhões de dólares!

Atualmente os robôs submarinos estão sendo testados no fundo de lagos do Texas. O próximo passo é levar os equipamentos para o Golfo do México…