Segundo o estudo global “Riscos de cibersegurança para o consumidor”, da empresa de segurança Kaspersky, cerca de 15% dos usuários brasileiros sempre permite que aplicativos e serviços acessem o microfone ou a webcam do computador. No entanto, o nível de consciência dos riscos é grande.

O estudo revelou que 70% dos brasileiros se preocupam se estão sendo espionados pela webcam, e 73% se preocupam que possam ser observados por meio de software malicioso.

A tecnologia tem ajudado as pessoas em reuniões de trabalho, a manter conversas com amigos e a ter acesso a programas de entretenimento. Por causa disso aumentou bastante a variedade de apps e serviços que solicitam acesso a microfones e webcams.

Faz sentido que um aplicativo de chamada de vídeo tenha permissões para usar a câmera, por exemplo. Porém, se um aplicativo como um app para cálculos solicita esse acesso, é melhor tomar cuidado.

publicidade

A pesquisa detectou que os internautas começaram a tomar medidas preventivas e verificar as permissões antes de autorizar o acesso, e cobrir a webcam, com uma tampa ou pedaço de papel, é uma medida sensata.

O uso de softwares de segurança e antivírus também pode ser útil, já que a maioria deles tem ferramentas de privacidade que alertam quando um aplicativo está usando a Webcam.

É bom também verificar as configurações de privacidade de plataformas e redes sociais que utilizam a camera, como YouTube, Instagram, Messenger, WhatsApp e outras.

Prevenir é sempre melhor do que remediar, não é mesmo?