O Facebook anunciou que está empenhado em um novo projeto que treinará algoritmos de inteligência artificial para compreender áudios, textos e representações visuais em vídeos compartilhados por usuários no próprio Facebook e também no Instagram.

A iniciativa, chamada Learning from Videos, ou aprendendo com Vídeos, faz parte dos esforços da empresa em desenvolver máquinas que “aprendem como os humanos”.

publicidade

O projeto deve melhorar a recomendação de conteúdos e ajudar na identificação de discursos de ódio compartilhados na rede.

No entanto, o aprendizado deve ser ainda mais útil para a empresa. Com a tecnologia, o Facebook vai poder utilizar a Inteligência Artificial para aprender ainda mais sobre os usuários, analisando hobbies, interesses, preferências, entre diversas informações.

publicidade

E este ano deve ser lançado um óculos inteligente com realidade aumentada. Ainda não há muitas informações disponíveis sobre o gadget, mas é possível que eles incluam câmeras para fazer capturas da perspectiva do usuário.

Com os sistemas de Inteligência Artificial do Facebook treinados para compreender vídeo, as pessoas poderão pesquisar gravações anteriores.

publicidade

Isso lembra bastante um episódio da série Black Mirror, da Netflix. Os personagens podiam “rever” episódios das próprias vidas, guardados em vídeo. Será que logo a gente vai poder fazer o mesmo?