“Seu cachorro é bonito!”: youtuber usa IA de um jeito criativo no Canadá

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 29/03/2021 21h42
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se existisse uma lista com usos de novas tecnologias, a utilidade “elogiar cachorros” precisaria ser adicionada. Isso porque Ryder Damen, dono do canal no YouTube “Ryder Calm Down”, usou os conhecimentos em machine learning para construir uma máquina capaz de elogiar cães e donos que passam pela rua.

Para isso, ele usou um computador Raspberry Pi e uma câmera para capturar a transmissão ao vivo de sua rua. Mas toda a engenharia só foi possível por conta do modelo de machine learning chamado YOLOv3 Object Detection.

Basicamente, os desenvolvedores treinaram o modelo de machine learning para reconhecer cerca de 80 objetos diferentes — como carros, pessoas e cachorros. Ou seja, se qualquer um desses objetos for captado pela câmera, a máquina vai detectar.

Mas isso não era o bastante para Damen. Ele resolveu conectar o dispositivo baseado em machine learning em um megafone. Enquanto está em casa, o megafone o avisa quando algum cachorro passar pela frente de sua casa. Já quando estiver fora de seu lar, o youtuber programou a máquina para elogiar o cachorro e seu dono. “I like your dog”.

A dona do cachorro não entendeu nem de onde veio o elogio, que parece uma brincadeira. Mas o projeto de Damen é um exemplo da variedade de funcionalidades permitidas pelo machine learning. A tecnologia foi considerada pela pesquisa global do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos como uma das principais ferramentas tecnológicas para 2021.

Já o machine learning veio pra ficar, que seja para usos positivos, como o caso de Damen.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.