Sucesso das galáxias: Nasa libera mais 3 músicas captadas no espaço

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 29/03/2021 21h50
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A equipe da Nasa responsável pelo telescópio espacial Chandra lançou recentemente mais três faixas de “música das galáxias”, que fazem parte de projeto de “sonificação” de dados. Imagens em raios X do universo, capturadas pelo Chandra e outros telescópios espaciais, como o Hubble, são convertidas em tons audíveis que, quando combinados, produzem intrigantes melodias.

A primeira faixa foi produzida a partir de uma imagem do Deep Field South, uma observação das “profundezas” do espaço a partir do hemisfério sul de nosso planeta. Os pontos coloridos parecem estrelas, mas na verdade são buracos negros e galáxias.

Cores mais próximas do vermelho são tons mais graves, e próximas do azul são mais agudas.

A segunda faixa é baseada em uma imagem da nebulosa “olho de gato”, combinando luz visível com raios X. Nela, quanto mais distante do centro um ponto de luz está, mais agudo é o tom produzido. O volume corresponde ao brilho.

A última faixa é de Messier 51, popularmente conhecida como “galáxia redemoinho” pelos braços em espiral. A imagem combina luz infravermelha, visível, ultravioleta e raios X, captada por quatro telescópios espaciais diferentes: Spitzer, Hubble, GALEX e Chandra.

É a trilha sonora perfeita pra se viajar pelo espaço!!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.