A equipe da Nasa responsável pelo telescópio espacial Chandra lançou recentemente mais três faixas de “música das galáxias”, que fazem parte de projeto de “sonificação” de dados. Imagens em raios X do universo, capturadas pelo Chandra e outros telescópios espaciais, como o Hubble, são convertidas em tons audíveis que, quando combinados, produzem intrigantes melodias.

A primeira faixa foi produzida a partir de uma imagem do Deep Field South, uma observação das “profundezas” do espaço a partir do hemisfério sul de nosso planeta. Os pontos coloridos parecem estrelas, mas na verdade são buracos negros e galáxias.

publicidade

Cores mais próximas do vermelho são tons mais graves, e próximas do azul são mais agudas.

A segunda faixa é baseada em uma imagem da nebulosa “olho de gato”, combinando luz visível com raios X. Nela, quanto mais distante do centro um ponto de luz está, mais agudo é o tom produzido. O volume corresponde ao brilho.

publicidade

A última faixa é de Messier 51, popularmente conhecida como “galáxia redemoinho” pelos braços em espiral. A imagem combina luz infravermelha, visível, ultravioleta e raios X, captada por quatro telescópios espaciais diferentes: Spitzer, Hubble, GALEX e Chandra.

É a trilha sonora perfeita pra se viajar pelo espaço!!