Starship SN11 explode durante o pouso e frustra mais um teste da SpaceX

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 30/03/2021 21h28
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A forte neblina sobre a base da SpaceX em Boca Chica, no Texas, na manhã desta terça-feira não impediu a empresa de realizar um teste de voo com mais um protótipo da Starship. Entretanto, não foi desta vez que a espaçonave completou sua missão com sucesso.

A Starship SN11 explodiu cerca de 5 minutos após o lançamento, causando uma “chuva” de destroços sobre as instalações da SpaceX. A explosão aconteceu durante a descida, após um dos três propulsores Raptor ser religado em preparação para o pouso.

A expectativa era que a SN11 repetisse com sucesso a sequência de teste executada pela SN10 no início de março: decolagem, subida até 10 km, descida “de barriga”, reorientação para posição vertical e pouso, porém sem o impacto ao tocar o solo que causou a explosão de sua antecessora poucos minutos após o pouso.

Com o característico humor, Elon Musk comentou sobre o acidente no Twitter. “Pelo menos a cratera está no lugar certo”, sugerindo que a explosão ocorreu durante o impacto da SN11 com a plataforma de pouso.

Após o acidente da SN11, a SpaceX vai entrar em uma nova etapa do desenvolvimento das Starships, passando para os protótipos SN15, SN16 e SN17. Os protótipos 12, 13 e 14 foram cancelados antes que a construção fosse completada.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.