Congestionamento em Marte? EUA, China e EAU “trocam figurinhas” para evitar acidentes no planeta vermelho

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 31/03/2021 21h32
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Administração Espacial Nacional da China, divulgou nesta quarta-feira que teve reuniões com a Nasa entre janeiro e março deste ano. Considerando os históricos desacordos entre as duas potências, essa cooperação espacial é um evento raro.

O objetivo seria trocar informações para assegurar a segurança de voo das naves em Marte.

Em fevereiro deste ano, três novas missões chegaram ao planeta: Tianwen-1 da China; Hope, dos Emirados Árabes; e Mars 2020 da Nasa, com o rover Perseverance. O rover Curiosity, que a Nasa lançou em 2011, também está em operação.

Já a nave chinesa é composta por um orbitador que está girando em torno do planeta para captar imagens de alta definição, um módulo para pouso e também um rover que deve “aterrissar” no planeta em maio.

A mais simples das três missões é a Hope. É uma sonda em órbita que estuda a atmosfera e capta imagens de alta resolução do disco inteiro do planeta.

E não é só isso: Há mais seis orbitadores em operação: Mars Odyssey, MAVEN e Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa; Mars Express e ExoMars Trace Gas Orbiter, da agência espacial europeia; Mars Orbiter Mission, da Índia.

Para completar o tráfego marciano, existem ainda outros oito satélites antigos dos Estados Unidos e da Rússia, que perderam comunicação com a Terra mas continuam por lá como lixo espacial….

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.