Dia do backup: saiba como preservar as informações importantes e evitar muita dor de cabeça!

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 31/03/2021 21h31
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um velho ditado diz que “cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. Outro diz: “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”. Aplicados à informática, ambos poderiam ser traduzidos como: “faça backup, agora!“.

Segundo dados da iniciativa World Backup Day, que definiu o 31 de março como o “dia mundial do backup”, 113 celulares são perdidos ou roubados por minuto, e um em cada 10 computadores são infectados por vírus ou malware todo mês. Sem o backup, dados armazenados nestes aparelhos podem nunca mais ser recuperados, muito menos memórias revividas.

Muita gente acha que essa precaução é um “exagero” e só percebe o quão valiosa ela pode ser quando já é tarde demais.

Em muitos casos não há uma forma de recuperar o arquivo sem recorrer a um serviço profissional de recuperação de dados, que dependendo da complexidade da operação pode custar milhares de reais.

Lembre-se: backup certo é feito ao se copiar os dados em um lugar seguro, e de preferência separado do aparelho ou computador que você usa.

Pode ser na nuvem, ou em um HD externo. O importante é fazer sempre uma cópia de segurança! Para ter mais dicas de como fazer um backup perfeito, visite nosso site olhardigital.com.br que lá tem tudo explicadinho…

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.