Um velho ditado diz que “cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. Outro diz: “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”. Aplicados à informática, ambos poderiam ser traduzidos como: “faça backup, agora!“.

Segundo dados da iniciativa World Backup Day, que definiu o 31 de março como o “dia mundial do backup”, 113 celulares são perdidos ou roubados por minuto, e um em cada 10 computadores são infectados por vírus ou malware todo mês. Sem o backup, dados armazenados nestes aparelhos podem nunca mais ser recuperados, muito menos memórias revividas.

publicidade

Muita gente acha que essa precaução é um “exagero” e só percebe o quão valiosa ela pode ser quando já é tarde demais.

Em muitos casos não há uma forma de recuperar o arquivo sem recorrer a um serviço profissional de recuperação de dados, que dependendo da complexidade da operação pode custar milhares de reais.

Lembre-se: backup certo é feito ao se copiar os dados em um lugar seguro, e de preferência separado do aparelho ou computador que você usa.

Pode ser na nuvem, ou em um HD externo. O importante é fazer sempre uma cópia de segurança! Para ter mais dicas de como fazer um backup perfeito, visite nosso site olhardigital.com.br que lá tem tudo explicadinho…