O Mercedes-Benz EQS, carro elétrico topo de linha da marca, ainda tem poucos detalhes revelados, mas conforme o tempo passa, podemos conhecer um pouco mais da aposta da montadora alemã em EVs. De acordo com informações do site Electrek, o veículo tem autonomia máxima de até 770 km e carregamento ultrarrápido.

As baterias contam com uma arquitetura de 400 Volts e apresentam 90 kWh ou 107,8 kWh de capacidade útil, permitindo ao EQS atingir a impressionante autonomia de 770 km (WLTP) em apenas uma única carga.

Para “esticar a autonomia”, a Mercedes-Benz criou ainda um sistema de regeneração de energia com vários modos. A intensidade pode ser ajustada através de duas patilhas colocadas atrás do volante e é capaz de recuperar até 290 kW de energia.

Mercedes-Benz EQS. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz EQS. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

Dotadas de refrigeração líquida, as fontes recarregáveis podem ser pré-aquecidas ou arrefecidas antes ou durante a viagem, tudo para assegurar que o veículo chegue a um posto de carregamento rápido e sempre com uma ótima temperatura de funcionamento.

publicidade

Sobre o carregamento do carro, o EQS será capaz de carregar em uma potência de 200 kW. Ou seja, de acordo com a marca, será possível repor 300 km de autonomia em apenas 15 minutos. E caso esteja longe de um posto de energia, o modelo conta com um carregador a bordo de 22 kW para uso doméstico.

Curiosamente, no Japão, o EQS será capaz de “devolver” energia à rede elétrica através do “carregamento bidirecional”. Com isso, o veículo fornecerá bateria tanto para si quanto para o posto de carga.

Especificações do novo carro elétrico da Mercedes. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação
Especificações do novo carro elétrico da Mercedes. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

Além dos dados referentes às baterias e autonomia do EQS, a Mercedes-Benz também deu mais informações sobre a potência do carro, que será disponibilizado em três modelos: 450+ (tração traseira e só um motor), 580 4MATIC (tração integral e dois motores) e uma versão esportiva mais potente, que não teve detalhes divulgados, mas está prevista para chegar ao mercado “algum tempo depois”, segundo a montadora.

O EQS 450+ será uma edição “mais básica” do topo de linha. O carro apresenta 333 cv (245 kW) e 568 Nm, com o consumo entre 16 kWh/100 km e 19,1 kWh/100 km. Já o EQS 580 4MATIC é mais potente e tem 523 cv (385 kW), cortesia de um motor com 255 kW (347 cv) atrás e outro com 135 kW (184 cv) à frente. Os gastos de bateria devem ficar entre os 15,7 kWh/100 km e os 20,4 kWh/100 km.

Ainda conforme a Mercedes-Benz, a velocidade máxima do carro elétrico, independentemente da versão, é de 210 km/h.

Leia mais:

Quando o EQS foi anunciado em julho de 2020, o presidente do conselho da Daimler, Ola Källenius, afirmou que o veículo vai competir com a própria Mercedes-Benz. “O EQS joga na mesma linha do Classe S em termos de luxo, conforto e segurança. Mas o EQS também é símbolo da viabilidade futura da Alemanha como local industrial: as baterias vêm de nossa fábrica em Stuttgart-Untertürkheim. E o carro sairá da linha de montagem na Fábrica 56 em Sindelfingen”, explicou.

Ainda não há mais detalhes do Mercedes-Benz EQS, que deve chegar ao mercado ainda em 2021.

Especificações do novo carro elétrico da Mercedes. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação
Especificações do novo carro elétrico da Mercedes. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

Fonte: Electrek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!