EnglishPortugueseSpanish

A SoftBank anunciou nesta terça-feira (6) o investimento de US$ 2,8 bilhões na AutoStore, uma companhia especializada em robótica para armazéns com sede em Nedre Vats, na Noruega.

Com a movimentação, a SoftBank passa a ter controle de 40% da AutoStore e a empresa ficou avaliada em US$ 7,7 bilhões.

publicidade

A participação adquirida pela SoftBank pertencia anteriormente aos investidores associados aos fundos EQT Private Equity e Thomas H Lee Partners (THL) que, apesar da venda, permanecem com um assento no conselho da empresa.

Imagem ilustra como funciona o sistema de armazenamento inteligente via robôs da AutoStore
Com a movimentação, a SoftBank passa a ter controle sobre 40% da AutoStore.
Crédito: Reprodução/AutoStore

Na visão de Masayoshi Son, chairman e CEO do SoftBank Group, a AutoStore possui uma “tecnologia fundamental que permite uma logística rápida e econômica para empresas em todo o mundo. Estamos ansiosos para trabalhar com a empresa para expandir agressivamente nos mercados finais e geografias”, afirmou ele, em nota.

O fundo THL, apesar da venda, continua como acionista majoritário da AutoStore.

“Nosso grupo de investidores de primeira classe traz experiências excepcionais de várias geografias, e estamos entusiasmados por ter a liderança e o suporte da SoftBank em escala global, mas particularmente para a nossa visão de crescimento no eixo Ásia-Pacífico”, completa Karl Johan Lier, presidente e CEO da AutoStore.

A transação está em andamento e sujeita às condições habituais de fechamento. A expectativa é que o acordo seja concluído ainda este mês.

Armazéns inteligentes

Fundada em 1996, A AutoStore é especializada em robótica com foco em armazéns.

De acordo com a empresa, seu sistema de armazenagem inteligente permite aos seus clientes otimizar em 75% o espaço de armazenamento se comparado aos tradicionais galpões, com corredores e prateleiras.

Veja também!

Ainda segundo a AutoStore, a solução possibilita aumentar a capacidade de armazenamento em quatro vezes, bem como ampliar o desempenho de locais de armazenagem em 10 vezes – sem necessidade de contratação de pessoas.

Atualmente, a companhia possui uma capilaridade de atuação em 35 países, por meio de 600 instalações e mais de 20 mil robôs.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!