EnglishPortugueseSpanish

Missão completa: Nave Osiris REx se prepara para a volta ao planeta Terra

Redação 8 de abril de 2021

A espaçonave OSIRIS-REx, operada pela Nasa, completou nesta quarta-feira uma última volta ao redor do asteroide Bennu, que observa desde 2018. O objetivo foi documentar as mudanças na superfície da rocha com uma manobra chamada Touch And Go, ou “toque e saia” para coletar amostras que vão ser trazidas de volta à Terra.

Durante a manobra a OSIRIS-REx inseriu uma sonda a cerca de 50 cm de profundidade na superfície do asteroide e simultaneamente disparou uma carga de nitrogênio pressurizado, para coletar uma amostra. Ao se afastar do asteroide os propulsores da espaçonave também espalharam material da superfície, lançando rochas e poeira.

publicidade

O sucesso da manobra foi comemorado com festa pela equipe da Nasa

Nesta última órbita, a sonda fotografou Bennu por quase seis horas, e coletou cerca de 4 GB de dados. Vão ser necessários vários dias para esses dados chegaram até a Terra, ja que a velocidade de transferência é de apenas 412 Kilobits, por segundo, mais lenta que uma conexão discada à internet.

No dia 10 de maio, a Osiris Rex inicia a jornada de dois anos de volta à Terra trazendo amostras do asteróide, e quem sabe, alguma surpresa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!