O Google anunciou que vai descontinuar o aplicativo (app) do Google Play Filmes e TV em algumas smart TVs para distribuir sua oferta de filmes e programas pelo YouTube.

A partir do dia 15 de junho de 2021, os dispositivos LG, Roku, Samsung e Vizio terão o Youtube como a nova central para filmes e programas. E por consequência, o app Google Play Filmes e TV não estará mais disponível.

A empresa informou, no entanto, que todas as compras anteriores estarão acessíveis no YouTube, além dos créditos do Google Play que poderão ser utilizados para novas compras.

Google Play Filmes e TV será descontinua em Smart TVs e substituído pelo Youtube. Imagem: Google/Divulgação
Google Play Filmes e TV será descontinua em Smart TVs e substituído pelo Youtube. Imagem: Google/Divulgação

Para acessar compras anteriores, faça login no app YouTube com a conta usada no Google Play Filmes e TV, acesse a guia “Biblioteca” e clique em “Seus filmes e programas”. Você verá que todo o catálogo já adquirido permanece lá!

publicidade

Mas atenção para quem utilizava o “compartilhamento familiar” nas smart TVs. As compras da “Biblioteca” da família do Google Play poderão continuar a serem visualizadas, mas os títulos adquiridos no YouTube não estão qualificados para a prática de compartilhamento.

Leia mais:

As listas de interesses também não estarão acessíveis no YouTube, mas é possível configurar playlists. Lembrando que, ao menos por ora, todos os filmes e programas comprados ainda estão disponíveis no aplicativo Google Play Filmes e TV para smartphones.

Sobre o Google Play Filmes e TV

O serviço Google Play Filmes é uma plataforma com conteúdo sob demanda para quem deseja comprar ou alugar filmes e assisti-los via app. A mecânica de funcionamento é bastante similar àquela já consolidada pela principais plataformas de streaming de vídeo com assinaturas não mensais, como o Youtube e o Apple TV. Assim, é possível consumir conteúdo online ou fazer o download para audiência offline.

A principal diferença, entretanto, está no fato de não haver conteúdo gratuito. Ou seja, qualquer que seja a sua escolha ela precisará ser paga. Você pode alugar um filme por período determinado ou comprá-lo e tê-lo à disposição por tempo indeterminado na sua biblioteca.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!