Todo mundo já passou por aquela situação de ter carregado o celular e em poucas horas ficar sem bateria, mesmo sem ter navegado pelo dispositivo. A bateria é praticamente o que dá vida ao celular e não é sempre que estamos preparados para o imprevisto com um carregador em mãos. Por isso, preparamos um tutorial para você descobrir quais aplicativos podem estar consumindo mais energia no seu aparelho.

Existem algumas razões para a bateria do seu celular não estar durando tanto. Uma delas é a famosa “bateria viciada”, quando mexemos no celular enquanto ele carrega, esquentando e danificando sua bateria. Além, claro, do tempo útil de vida do dispositivo recarregável, que se torna menos efetivo com o tempo.

publicidade

Porém, o problema também pode ser algo simples e amenizado quando colocamos aplicativos que consomem muito em segundo plano, poupando o gasto exacerbado de energia.

Tanto o Android, como o iPhone (iOS) possuem ferramentas nativas para monitorar o uso da bateria. O tutorial a seguir foi realizado em um iPhone 7 (versão 14 do software), mas também é possível encontrar o caminho em outros celulares pela aba “Configurações”.

publicidade

Leia mais!

Como descobrir quais aplicativos mais consomem bateria no celular?

1. Vá em “Ajustes” e role a tela até a opção “Bateria”;

publicidade
Saiba quais apps estão consumindo a bateria do celular. Imagem: Olhar Digital

2. Role a tela e veja quais aplicativos tem consumido mais energia no seu telefone. Você pode escolher se deseja visualizar o uso das “Últimas 24 horas” ou “Últimos 10 dias”. Pode filtrar também para o modo “Mostrar uso da bateria”, que indica a porcentagem de quanto o aplicativo está consumindo, ou em “Mostrar atividade”, que mostrará o tempo que você está gastando no app;

Saiba quais apps estão consumindo a bateria do celular. Imagem: Olhar Digital

3. Para preservar a bateria, você pode impedir que um aplicativo use a energia do celular quando estiver em segundo plano, ou seja, quando ele não estiver sendo usado, mas continua trabalhando fazendo atualizações ou downloads.

publicidade

Para isso, acesse “Geral” em “Ajustes”, depois “Atualização em 2º plano” e desative a chave seletora para os apps que deverão funcionar apenas quando você acessá-los.

Saiba quais apps estão consumindo a bateria do celular. Imagem: Olhar Digital

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!