Todo mundo já deve ter tido um vizinho ou amigo pedindo o Wi-Fi emprestado. Mas o que fazer quando a pessoa não solicita autorização e apenas “rouba” seu sinal de internet? Acompanhe as dicas abaixo e saiba quem está invadindo seu Wi-Fi e como bloquear isso.

O Wi-Fi é o seu lar digital. Nele ficam armazenados dados e informações importantes a seu respeito, por este motivo é essencial que você mantenha a rede protegida e segura. Além de pessoas te lesarem financeiramente por usarem sua internet sem pagar, elas sobrecarregam sua conexão, podem baixar arquivos ilegais usando seu endereço IP, te responsabilizando pelo crime, e conseguem até hackear seus dispositivos infectando sua rede com vírus.

Como descobrir se estão invandindo meu Wi-Fi? Imagem: Shutterstock
Como descobrir se estão invandindo meu Wi-Fi? Imagem: Shutterstock

Como geralmente a rede Wi-Fi de uma casa é dividida por todos os moradores, quando alguém a invade, não apenas as informações de apenas uma pessoa fica exposta, mas a de todos na residência, tornando a situação ainda mais grave.

A seguir, saiba como evitar o ataque à sua privacidade, propriedade e segurança.

publicidade

Com saber quem está usando meu Wi-Fi?

  1. Digite o IP do seu roteador em qualquer navegador. Para descobrir o IP, basta pressionar a tecla Windows + R, digitar “cmd” e Enter. No prompt de comando, digite “ipconfig | more” e aperte Enter. Surgirão diversas informações. Procure por “Gateway Padrão” e confira o número – esse é o IP de seu roteador.

2. Faça o login e acesse as configurações do roteador. Geralmente eles usam nomes de usuário e senhas padrão, uma busca por “senha do roteador” seguida pela marca e modelo deve lhe apontar o resultado. Você também pode tentar algo como “senha do roteador” e o nome da operadora, já que algumas usam senhas padrão diferentes das do fabricante. De qualquer maneira, geralmente também há uma etiqueta embaixo do seu roteador original da operadora da rede (Vivo, Claro e etc), com as informações de login.

3. Procure na interface do roteador uma aba que mostra “dispositivos conectados”, e lista todos os dispositivos conectados à sua rede. Uma forma de descobrir invasores é desconectando todos os dispositivos da rede, tanto os móveis quanto os que usam cabo, exceto o computador que você está usando para acessar o roteador. Se restar algum dispositivo conectado além dele, existe a possibilidade daquele ser um invasor.

Como expulsar intrusos da minha rede Wi-Fi?

  • Altere a senha do Wi-Fi;
  • Altere o nome da rede;
  • Habilite a criptografia WPA2 para garantir proteção extra;
  • Habilite o controle de acesso de mídia ou filtragem MAC – o recurso permite que você crie uma lista de permissão;
  • Use as configurações do seu roteador para desabilitar conexões suspeitas e automáticas;
  • Use aplicativos confiáveis de monitoramento.

Vale ressaltar que as dicas mencionadas ajudam na proteção e exclusão de invasores, porém o sistema pode ser facilmente burlado caso tenham a senha da sua rede.

Leia mais!

Protegendo sua rede Wi-Fi

De acordo com a NordVPN, existem algumas orientações para que você proteja ainda mais sua rede de internet, são elas:

  • Estabelecer uma rede de visitantes;
  • Desabilitar a SSID da rede para impedir que sua rede se propague;
  • Verificar as configurações do seu roteador com frequência, assim como alterar sua senha a cada dois meses;
  • Não compartilhar arquivos e dispositivos se estiver desconfiado de atividades suspeitas;
  • Não compartilhar a senha com pessoas que você não conhece e confia;
  • Usar uma VPN para garantir segurança nas trocas de informações.

Fonte: NordVPN

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!