EnglishPortugueseSpanish

O Google afirmou, pelo Twitter, que a recente queda apresentada pelo Google Docs na última segunda-feira (12) ocorreu por causa da presença de adblockers, mecanismos implementados na maioria dos navegadores para impedir a exibição excessiva e invasiva de publicidades on-line.

De acordo com Remy Burger, gerente de produto, alguns adblockers passaram por atualizações que implementaram mudanças incompatíveis com o Docs e outros apps de escritório da empresa. “Se você encontrar qualquer erro com margens ou parágrafos dentro do Google Docs agora, é por causa de recentes mudanças no AdBlock e EasyList. Infelizmente, isso está fora de nosso controle. Você pode ou colocar o Google Drive em sua lista de exceções ou desabilitar o adblocker para consertar o problema”, afirmou Burger.

publicidade

Leia mais

Na segunda-feira, o Google Docs apresentou problemas dos mais variados: algumas pessoas conseguiam acessar o painel de controle, mas eram incapazes de criar novos documentos; outras sequer conseguiam abrir o painel ou editar arquivos antigos. Ainda houve quem reclamasse que mesmo novas edições apresentavam problemas de reconhecimento de fontes, erros de parágrafo em textos e etc…

Os responsáveis pelo AdBlock afirmaram que já estão trabalhando para reparar o problema. “Parece que há um problema com os filtros primários de listas no AdBlock, mas equipes já estão trabalhando em uma solução”.

Imagem do Google Docs, em um smartphone. Google disse que falha no app veio por meio de adblockers
Falha no Google Docs veio por causa de atualizações recentemente feitas em apps de adblock, afirma Google. Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock

O Docs não foi o único serviço que apresentou falhas. Usuários reclamaram de dificuldade em realizar o login em uma conta Google, além de problemas para acessar a tarefas no Google Classroom. Segundo o serviço DownDetector, o número de reclamações começou a disparar por volta das 9h45 (horário de Brasília) da última segunda-feira (12).

Fonte: Android Police

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!