O Ministério da Educação divulga nesta sexta-feira (16) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021. A matrícula será do dia 19 a 23 de abril. As datas e os horários ainda serão definidos pelas universidades federais.

O estudante que não conseguir uma vaga na primeira (e única) chamada, poderá participar da lista de espera. Ele deverá manifestar seu interesse na página do Sisu entre os dias 16 a 23 de abril. Os selecionados na chamada regular não poderão participar da lista.

A consulta pode ser feita no próprio site do Sisu.

veja como se inscrever no sisu
Imagem: Divulgação

O que é o Sisu?

O Sisu é o principal programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a universidades federais. Com um sistema informatizado, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

publicidade

Como funciona o Sisu?

São selecionados os candidatos com melhor classificação, de acordo com suas notas no Enem. Na hora da inscrição, cada um deles pode escolher até duas opções de curso, determinando qual o principal e qual o secundário.

As notas de corte de cada curso são divulgadas a partir do segundo dia de inscrição e o candidato tem até o prazo final para alterar as opções de curso e a instituição de ensino escolhidas por ele.

Leia também: 

Como funciona a lista de espera do Sisu?

A lista de espera foi criada apenas para o candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso. Para participar da lista, o estudante deve acessar o site do Sisu durante o período especificado no cronograma e manifestar seu interesse.

A convocação dos candidatos é realizada pelas próprias universidades federais. Portanto, o candidato deve acompanhar as chamadas junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Via: Agência Brasil / Sisu