Facebook irá permitir transferência de postagens para outras plataformas

Por Tamires Ferreira, editado por Lyncon Pradella 19/04/2021 17h01
Facebook. Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Facebook anunciou que, a partir desta segunda-feira (19), irá disponibilizar uma ferramenta que permite que usuários transfiram postagens e anotações para o Google Documents, Blogger e WordPress.com. A medida visa diminuir as acusações de que a rede social esteja monopolizando o mercado sem dar chances às empresas rivais.

O Facebook já permite que os usuários transfiram fotos para o Google Fotos, Dropbox, Backblaze e Koofr. A rede social também disponibiliza o download de uma cópia das informações fornecidas à plataforma. 

Mas, segundo Steve Satterfield, diretor de Privacidade e Políticas Públicas do Facebook, com intuito de ampliar a ferramenta, a empresa espera “avançar nas conversas com legisladores, desenvolvedores e especialistas” para facilitar ainda mais as portabilidade de dados para plataformas terceiras. Oferecendo, assim, mais liberdade de escolha aos usuários.

“Planejamos continuar expandindo nossos tipos de dados e parceiros no futuro. No entanto, o ecossistema que estamos construindo para oferecer suporte à portabilidade de dados não se concretizará sem regulamentação que esclareça quais dados devem ser portáveis ​​e quem é responsável por protegê-los quando transferidos”, explicou o diretor em um comunicado.

Para acessar a área de transferência de postagens e notas o usuário deve acessar as configurações do aplicativo, clicar em “Suas informações do Facebook” e em seguida tocar em “Transferir suas informações”. Para concluir o processo, a plataforma solicitará senha e destino de transferência, depois basta confirmar a ação.

Acusações contra o Facebook

Assim como a Amazon e o Google, o Facebook enfrentou no ano passado diversos processos separados que o acusavam de sufocar ilegalmente sua competição ao abocanhar seus rivais e prejudicar os consumidores com proteções de privacidade mais fracas. A Federal Trade Commission e 48 procuradores-gerais observaram que a dificuldade que usuários tinham em transferir informações forçava-os a permanecer no Facebook.

Fonte: CNet

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.