A madrugada da próxima quinta feira marca a máxima da Líridas, uma das principais chuvas de meteoros anuais. A Líridas é considerada uma chuva de média intensidade, que costuma gerar até 18 meteoros por hora em locais favoráveis, no hemisfério norte.

A Líridas é também conhecida como o mais antigo evento desse tipo observado pelo homem: os Chineses já faziam relatos da chuva de meteoros há mais de 2700 anos!

Popularmente conhecido como ‘estrela cadente’, o meteoro é o fenômeno luminoso que ocorre quando um pequeno fragmento de rocha espacial atravessa nossa atmosfera em altíssima velocidade. Quando isso ocorre, esse fragmento comprime e aquece muito rapidamente o gás atmosférico à sua frente, formando uma bolha de plasma que brilha como uma lâmpada por um tempo muito curto, no máximo, poucos segundos.

Infelizmente para os brasileiros, a Liridas não é uma chuva tão intensa por aqui. Devemos ter algo entre 7 e 15 meteoros por hora, e os melhores locais para a observação são os mais escuros, afastados dos grandes centros urbanos. E ainda o momento mais favorável para observar o fenômeno fica entre às 3 horas e o fim da madrugada.

publicidade

Então, aos que estiverem dispostos a sacrificar umas horinhas de sono para acompanhar o fenômeno, basta torcer por um bom tempo à noite, procurar um local confortável e adequado para olhar para o céu, e esperar pelos meteoros.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!