Na sexta-feira passada, o foguete da SpaceX decolou da Flórida, levando os 4 astronautas da missão Crew-2.

Cerca de 20 horas após o lançamento, a cápsula Endeavour começou a fazer a aproximação final para o acoplamento na Estação Espacial.

publicidade

Mas antes, a tripulação deu um show. Com muito bom humor, os 4 astronautas fizeram um “tour” com uma camera de video para mostrar a cápsula Crew Dragon… Os americanos Megan McArthur e Shane Kimbrough, o francês Thomas Pesquet, e o japonês Akihiko Hoshide se revezaram com o microfone e a câmera.

Além dos assentos e monitores de controle, a cápsula tem geladeira, e um canto para as roupas e equipamentos. Tem espaço também para esticar as pernas, e com certeza não é muito confortável… mas a vista compensa!

Depois desse “passeio”, os astronautas recolocaram os trajes de voo, para fazer os ajustes de trajetória até a ISS.

Os tripulantes da Estação fizeram as primeiras imagens da aproximação, tendo a Terra ao fundo.

Ao chegar mais perto, o “nariz”da cápsula se desloca e revela o equipamento de ancoragem e a escotilha.

Às 6 horas e 9 minutos da manhã do sábado, a Crew Dragon faz o acoplamento.

Depois disso, os astronautas passam mais de duas horas fazendo uma série de checagens, em busca de eventuais vazamentos de ar na conexão com a estação, antes de equalizar a pressão e abrir a escotilha.

Às 8h15 da manhã, as duas tripulações se encontraram, com muita festa e abraços.

Com isso, a ISS chegou à “lotação máxima” de 11 tripulantes, com três espaçonaves acopladas: a Resillience, cápsula da missão Crew-1 que decolou em novembro passado, a Soyuz-MS18, que chegou em 9 de abril e agora a Endeavour.
O francês Thomas Pesquet até fez uma brincadeira: comentou que gostaria que todos ficassem na estação por mais tempo! Mas ele logo falou que sabia que não seria possível manter os 11 astronautas em um espaço tão pequeno.

Já no próximo dia 28, a Crew-1 vai retornar à Terra. A Crew-2 deve continuar em órbita até outubro deste ano, quando vai ser substituída pela Crew-3, que decola em 23 de outubro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!