Cidade sem internet: Castores roem cabos e interrompem serviço no Canadá

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 27/04/2021 23h03, atualizada em 27/04/2021 23h04
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quase metade da população de Tumbler Ridge, no Canadá, ficou sem acesso à internet por 36 horas neste fim de semana devido a danos aos cabos de fibra óptica que servem a região. Seria um incidente como outro qualquer se não fosse a causa da falha, que segundo a operadora local é exclusivamente canadense: castores.

Apesar de simpáticos, esses animais são roedores incansáveis. Eles conseguiram chegar até o cabo de fibra ótica enterrado ao longo de um riacho e roeram o revestimento de 11 centímetros até interromper o sinal. Dessa vez, o problema não foi de grandes proporções. Tumbler Ridge tem apenas 2 mil moradores…

Esta é a primeira vez que castores são culpados pela interrupção de um serviço de dados, mas outros animais também conspiram contra nosso sistema de telecomunicações. Por exemplo, há mais de 30 anos se sabe que tubarões atacam cabos submarinos no fundo dos oceanos.

Empresas como o Google revestem os cabos com um material similar ao kevlar, que é usado em coletes à prova de balas, para evitar a interrupção de sinal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital