Todos os dias, uma plataforma na internet compara a quantidade de mortos por Covid-19 no Brasil ao número de habitantes de um município do país. É o site “Uma cidade por dia”, iniciativa do estúdio de design Neopop Imaginária, de João Pessoa (PB), em parceria com o Laboratório de Interatividade, Computação e Novas Interfaces (ICON), da Universidade Federal da Bahia.

Com o número acumulado de vítimas fatais da Covid-19 na última terça-feira (27), o site comparou à quantidade populacional de Olinda (PE).
Créditos: Captura de tela do site Uma Cidade Por Dia

A partir de dados oficiais coletados diariamente e por meio de uma programação dinâmica de informações, é possível observar que, a cada dia, seria como se uma cidade cada vez maior fosse “extinta” do mapa do Brasil. A atualização do site, com o número diário acumulado de vítimas fatais da doença, acontece desde março de 2020. Dia após dia, é apresentada uma equivalência entre os óbitos totais e as populações dos municípios brasileiros.

publicidade

Leia mais:

De acordo com o designer João Faissal, o intuito do programa é tentar proporcionar uma projeção imaginativa, para, a partir dela, conseguir compreender a dimensão do impacto gerado pela pandemia em tão pouco tempo.

“A gente não tem ideia do que são 300 mil pessoas, até enxergar esse número em uma multidão ou, como a gente fez: considerando a população de uma cidade inteira”, explica. Faissal acredita que colocar o número em perspectiva alerta a população e pode “gerar a sensação de que algo precisa ser feito, tanto pelos cidadãos quanto pelos órgãos públicos”.

Ao final da página, fica um pedido aos visitantes, com o nome do município usado como exemplo no dia:

Imagem: Captura de tela do site Uma Cidade Por Dia

Com os 3.163 óbitos registrados nesta quarta-feira (28), o número total de mortes chegou a 398.343.

Fonte: Paraíba Total