A animação clássica brasileira ‘Turma da Mônica’ foi exibida durante o programa infantil Hapicura, do canal Kids Station TV, no Japão. Por lá, a “Turminha” estreou sob o nome ‘Monika & Furenzu’ (ou ‘Mônica & Friends’, se preferir) e o vídeo também já está disponível no canal de YouTube da emissora.

Todos os episódios do desenho animado criados por Mauricio de Sousa foram dublados para o japonês e dividem a programação com outros sucessos, como ‘Doraemon’ e ‘Pokémon‘. Confira abaixo a estreia de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali na TV japonesa:

publicidade
https://www.youtube.com/watch?v=thKE5ABGQqU

Em sua página oficial no Twitter, Mauricio de Sousa comemorou o feito e afirmou que os vários episódios da animação comprados pela Kids Station TV farão parte da programação fixa do canal.

De acordo com a descrição do vídeo, o elenco da ‘Turma da Mônica’ no Japão conta com:

publicidade
  • Misumi Arimura (‘March Comes in Like a Lion’) como Mônica;
  • Haruna Miyazawa (‘City Hunter: Shinjuku Private Eye’) como Cebolinha;
  • Tatsuya Tomizawa (‘City Hunter: Shinjuku Private Eye’) como Cascão;
  • Natsuki Aikawa (‘Naruto Shippuden’) como Magali.

A versão japonesa de ‘Turma da Mônica’ foi importada pela agência Mouvement, e todos os atores citados anteriormente aparecem no site da empresa como associados, exceto a dubladora da Magali, que aparentemente é contrata por outra produtora, a Ken Production.

Leia mais:

publicidade

Os desenhos de Mônica e sua turma foram adaptados dos quadrinhos brasileiros, criados nos anos 1960. O sucesso foi tanto que franquia expandiu ao ponto de ser dividida em diversas turmas criadas por Mauricio, como ‘Turma do Bidu’, do Chico Bento, Tina, Penadinho, Jotalhão, etc, todas dentro do grande universo compartilhado de ‘Turma da Mônica’.

Internacionalmente, a ‘Turma da Mônica’ tem gibis e outros produtos licenciados em 40 países e com 14 idiomas. Alguns exemplos são: ‘Monica’s Gang’ ou ‘Monica and Friends’ em países de língua inglesa, ‘Fratz & Freunde’ na Alemanha, ‘La Banda di Monica’ na Itália, ‘Monika dan kawan kawan’ na Indonésia e ‘Mónica y su Pandilla’ ou ‘Mónica y sus Amigos’ nos países de língua espanhola.

publicidade

E a presença da Turma da Mônica no Japão sempre esteve forte em vários produtos. Em 2008, foi criada a série ‘Turma da Mônica Jovem’, em “estilo mangá”, trazendo os personagens agora na adolescência. Na mesma linha, surgiu o “spin-off do spin-off”: ‘Chico Bento Moço’, em 2013. E recentemente, um episódio de ‘Mônica Toy’ – versão do desenho em estilo chibi – passou na TV Fuji, um dos maiores canais de TV do país.

Arte oficial de 'Turma da Mônica'. Imagem: Mauricio de Souza Produções
Arte oficial de ‘Turma da Mônica’. Imagem: Mauricio de Souza Produções

Atualmente, as revistas da protagonista e de outros personagens, como Chico Bento e Cascão, são publicadas pela Panini. Um aplicativo (app) chamado “Banca da Mônica” está disponível para smartphones, possibilitando a leitura digital de diversas histórias, de antigas à recentes. Já os episódios do desenho animado são publicados diariamente no canal da turminha no Youtube.

Fonte: JBox

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!