A luta contra o racismo é o tema de um boicote que uniu franquias de games, associações esportivas e times de futebol do Reino Unido. O protesto que suspendeu postagens em todas as redes sociais ocorre por conta do aumento de casos de racismo e discurso de ódio virtuais contra jogadores e outros esportistas.

A partir desta sexta, e até próxima segunda-feira, toda a Liga de Futebol Inglesa suspendeu as postagens nas plataformas das redes sociais. Além de uma manifestação contra a intolerância, o boicote também é um protesto conta a inação das empresas em prevenir esse tipo de atitude.

publicidade

A EA Sports, produtora do game Fifa 21 e a Sports Interactive, desenvolvedora do Footbal Manager, aderiram à ideia.

Todos cobram mais responsabilidade das mídias sociais no combate ao abuso online, e pedem para os fãs também deixarem de postar no fim de semana.

publicidade

O apoio das franquias de games faz sentido. Fora dos gramados e dentro dos monitores, o racismo e o discurso de ódio também são presentes. Recentemente, a EA Sports criou novas tecnologias para o título mais recente, o ‘Fifa 21’, para impedir comportamentos racistas e ofensivos de usuários.

O boicote é motivado também pelo pedido da aprovação de uma lei em território britânico que coloca as empresas de mídias sociais responsáveis pelo conteúdo exibido nas redes. Isso, na visão das entidades esportivas, obrigarias as companhias a tomar medidas mais efetivas contra crimes de racismo.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!