O Marvel Studios divulgou nesta segunda-feira (3) um trailer para celebrar os próximos lançamentos do universo cinematográfico (MCU), além de revelar uma série de novidades, como as primeiras cenas de ‘Os Eternos’, e os títulos oficiais das sequências de ‘Pantera Negra‘ e ‘Capitã Marvel‘. Mas um detalhe a mais emocionou os fãs da mesma forma: a voz de Stan Lee.

No vídeo (veja abaixo), a Marvel utiliza como narração vários trechos de entrevistas do principal fundador da editora de quadrinhos e criador do Homem de Ferro, do Capitão América, dos Vingadores e de vários outros super-heróis. Ao longo do trailer, várias cenas importantes dos filmes do MCU cobrem a voz dele, que fala sobre a importância das pessoas e do mundo.

publicidade
https://www.youtube.com/watch?v=BQNWxLA4ZC0&ab_channel=MarvelBrasil

“Eu adoro estar com as pessoas. É a coisa mais incrível do mundo. Esse mundo pode mudar e evoluir, mas há uma coisa que nunca vai mudar: todos nós somos parte de uma grande família”, afirma Stan Lee no vídeo. “Esse homem que está ao seu lado é seu irmão. Essa mulher que está aí é sua irmã. Todos nós somos parte de um universo… que se move sempre para cima e para frente, em busca de uma glória maior”.

Nas redes sociais, que já estavam totalmente repletas de conteúdos com os anúncios de novas produções da Marvel, não faltou espaço para os fãs declararem o quanto ficaram emocionados com o depoimento de Lee no vídeo, além de relembrarem o quão importante é a figura de um dos mais notáveis criadores de histórias em quadrinhos (HQs) de todos os tempos.

publicidade
https://twitter.com/vx_duda/status/1389237288387874825

A repercussão foi tanta que o nome de “Stan Lee” foi, inclusive, parar nos “trending topics” (lista de termos mais falados no momento) do Twitter na manhã desta segunda-feira (3), tanto no Brasil quanto mundialmente.

Quem foi Stan Lee?

Stan Lee marcando suas mãos e pés na Calçada da Fama em Los Angeles, EUA. Imagem: Kathy Hutchins / Shutterstock.com
Stan Lee marcando suas mãos e pés na Calçada da Fama em Los Angeles, EUA. Imagem: Kathy Hutchins / Shutterstock.com

Stanley Martin Lieber nasceu em 1922, em Nova York, nos Estados Unidos (EUA). Começou a trabalhar em HQs com o pseudônimo de Stan Lee em 1939, contratado pelo fundador da Timely Publications, John Goodman.

publicidade

Até os anos 1960, ele se consolidou um dos nomes mais importantes dos quadrinhos americanos ao criar super-heróis como Homem-Aranha, Thor, Hulk, Pantera Negra, Homem de Ferro, Doutor Estranho, Demolidor, os grupos X-Men e Quarteto Fantástico, além de muitos outros.

Como roteirista e editor da Marvel, ele foi um dos nomes responsáveis por transformar a empresa – primeiro como Atlas Comics, e depois para Marvel Comics – na maior editora de quadrinhos do mundo, em 1961.

publicidade

A partir dos anos 2000, quando os heróis da Marvel passaram a dominar também as salas de cinema, Lee viu seu universo “criar vida” e continuou tendo participação nas suas criações – em praticamente todo filme dos estúdios Marvel, é possível ver o criador em algum momento.

Em 12 novembro de 2018, aos 95 anos, Stan Lee passou mal em sua casa em Los Angeles, nos EUA, e foi levado ao hospital, onde morreu. Ele sofria de pneumonia e de problemas nos olhos, porém a causa da morte nunca foi divulgada.

Fãs prestaram homenagens a Stan Lee em sua estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, Los Angeles. Imagem: RoidRanger / Shutterstock.com
Fãs prestaram homenagens a Stan Lee em sua estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, Los Angeles. Imagem: RoidRanger / Shutterstock.com

Homenagem em vida: ele viu e participou dos filmes da Marvel

Em seus 95 anos de vida, Stan Lee nunca deixou de ser homenageado – nem nos próprios filmes de super-heróis que mesmo criou. O editor e roteirista de quadrinhos fez pequenas aparições nas produções do universo Marvel desde 1989, em ‘O Julgamento do Incrível Hulk’.

De lá para cá – e em vários filmes de vários estúdios -, foram cerca de 40 aparições de Stan Lee. A última, inclusive, foi em ‘Vingadores: Ultimato‘, em 2019, seis meses após a morte da lenda dos quadrinhos. A cena foi gravada dias antes dele morrer, de acordo com o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige.

Aparição de Stan Lee em 'X-Men: O Filme' (2000). Imagem: 20th Century Studios/Reprodução
Aparição de Stan Lee em ‘X-Men: O Filme’ (2000). Imagem: 20th Century Studios/Reprodução

Nas aparições, o quadrinista já foi carteiro, general do exército, bartender, jurado de concurso, motorista de ônibus escolar, funcionário de biblioteca, Hugh Hefner e, até mesmo, ele próprio sendo barrado em uma festa de casamento. As cenas de Stan Lee eram um easter egg muito amado e aguardado pelos fãs em todas as produções do universo Marvel.

Aparição de Stan Lee em 'Vingadores: Ultimato' (2019). Imagem: Walt Disney/Reprodução
Aparição de Stan Lee em ‘Vingadores: Ultimato’ (2019). Imagem: Walt Disney/Reprodução

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!