A IBM anunciou nesta quinta-feira um novo processo de fabricação de chips que, segundo a empresa, aumenta o desempenho do componente em 45% ou reduz o consumo de energia em 75%, em comparação com os métodos de produção atualmente usados.

A IBM rotula seu novo processo como 2 nanômetros. Isso quer dizer que a distância entre os elementos do processador é de ínfimos 2 milhonésimos de milímetro!!!

publicidade

A empresa espera que a tecnologia chegue aos processadores em 2024 ou 2025, duas gerações além dos processos mais avançados atualmente usados ​​pela atual líder em manufatura, a Taiwan Semiconductor Manufacturing.

O processo de fabricação mais avançado atualmente é o de 5 nanômetros, em chips usados pela Apple, Samsung e outras empresas nas mais variadas aplicações.

publicidade

A empresa mostrou na quinta-feira wafers de silício cravejados com chips retangulares produzidos usando a nova abordagem. A produção de unidades de teste está sendo feita na instalação de pesquisa de semicondutores da IBM Research em Albany, Nova York.

O que não está claro é como a tecnologia vai chegar ao mercado, uma vez que a IBM não fabrica mais os próprios processadores. No entanto, a empresa tem parcerias com grandes fabricantes de chips.

publicidade

Outro desafio para a IBM é provar que a tecnologia funciona fora do laboratório, na produção em grande volume, onde custos e consistência são cruciais.

De qualquer maneira, a redução do tamanho nos circuitos dos chips é um dos principais alvos de toda a indústria da tecnologia.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!