No debate entre motos elétricas e movidas a combustível, o alcance e o tempo de reabastecimento se tornaram os dois únicos pontos em que os EVs ainda não superam os veículos comuns. Mas isso pode mudar em breve, de acordo com a Energica e seu plano ousado de carregamento ultrarrápido: 85% em 15 minutos.

De acordo com Giampiero Testoni, chefe de tecnologia (CTO) da marca italiana – que é considerada a principal empresa de motocicletas elétricas da Europa -, um tipo de carregamento extremamente rápido está sendo implantado em vários modelos. Ao site Visordown, ele afirmou que a Energica quer ser pioneira no quesito.

Marca italiana diz que está perto de ter moto elétrica com carregamento ultrarrápido. Imagem: Modena/Divulgação
Marca italiana diz que está perto de ter moto elétrica com carregamento ultrarrápido. Imagem: Energica/Divulgação

“Do ponto de vista técnico, carga e alcance, e digamos que o carregamento, acreditamos que fomos um dos primeiros a acreditar no carregamento rápido”, explicou Testoni. “Claro que já existia um padrão japonês, mas fomos os primeiros a criar um padrão europeu, que permitia carregar 80% em meia hora. No dia a dia, quando você estacionar em algum posto para reabastecer, você vai tomar um café e em 20 minutos [a moto está carregada]”.

Mas embora uma carga de 80% em 30 minutos seja um bom começo, a Energica acredita que há espaço para um carregamento ainda mais rápido, semelhante a uma curta parada em um posto de combustível para “encher o tanque”.

publicidade

“A tecnologia de carregamento rápido já existe, as células de bateria já carregam em 15 minutos (…) Os 85% em 15 minutos estão mais próximos do que pensamos”, explicou Testoni. “Um reabastecimento comum em cinco minutos contra uma recarga em 15 minutos… a diferença é muito pequena”.

Leia mais:

Mesmo em meio à luta de se tornar mais popular com o público, a verdade é que as motos elétricas já estão em uma crescente. De acordo um estudo feito pela Bikesure Insurance Services, empresa de seguros para veículos no Reino Unido, metade (50,3%) dos motociclistas na Europa são a favor da mudança total para motocicletas elétricas – resultado liderado, principalmente, pela opinião dos condutores mais jovens.

Moto elétrica com carregamento ultrarrápido: 85% em 15 minutos. Imagem: Energica/Divulgação

Fonte: Electrek

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!