Boeing no espaço: Starliner vai ter nova chance de atracar na ISS

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 07/05/2021 23h11, atualizada em 07/05/2021 23h13
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Boeing anunciou nesta quinta-feira que o segundo voo de teste da espaçonave “Starliner” vai ser realizado no próximo dia 30 de julho. E vai ser pra valer: a nave vai fazer um voo não tripulado até a Estação Espacial Internacional.

A empresa tentou realizar este mesmo teste em dezembro de 2019, mas o veículo não conseguiu entrar na órbita correta.

A demora para o segundo voo foi explicado como o tempo necessário para fazer modificações na espaçonave a pedido da Nasa, bem como a dificuldade em conseguir uma “vaga” para atracar na ISS.

Se esse teste for bem-sucedido, vai abrir as portas para uma missão tripulada, que só deve acontecer em meados de 2022. Até lá a rival SpaceX já vai ter lançado ao menos quatro missões para a Nasa e uma missão civil.

Tanto a Boeing quanto a empresa de Elon Musk tem contrato para levar tripulantes à ISS no “Commercial Crew Program”, uma forma que a Nasa encontrou para eliminar a dependência dos foguetes russos Soyuz no transporte de astronautas à estação.

Uma terceira empresa, a Sierra Nevada Corporation, está desenvolvendo uma espaçonave para transporte de cargas à ISS. O Dream Chaser lembra um ônibus espacial em miniatura, porém com design mais aerodinâmico.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital