A Tesla parou de aceitar Bitcoins como meio de pagamento. A montadora alegou um temor de que o uso dessa criptomoeda possa ser um fator de aumento no consumo de energia e combustíveis fósseis. A decisão foi comunicada pelo CEO da empresa, Elon Musk.

A empresa de carros elétricos vinha aceitando as moedas digitais como meio de pagamento desde o final do mês de março. Além de não aceitar mais os Bitcoins como meio de pagamento, Musk também anunciou que a Tesla não vai negociar o estoque de 1 bilhão e meio da criptomoeda que comprou no início deste ano.

A empresa também informou que está buscando “outras criptomoedas que usem menos de 1% da relação entre energia e transação do Bitcoin. Musk afirmou que a criptomoeda é uma boa ideia em muitos níveis e acredita que ela tem um futuro promissor, mas isso não pode ter um grande custo para o meio ambiente.

A preocupação é válida: Atualmente, a mineração de Bitcoins já consome mais energia que alguns países, como a Argentina e a Holanda. Além disso, toda essa energia tem uma forte pegada de carbono, já que uma boa parte dela é produzida por usinas a carvão e a óleo combustível.

publicidade

No entanto, a decisão não é permanente, já que a Tesla pretende voltar a aceitar os Bitcoins quando o processo de mineração migrar para uma fonte de energia mais sustentável.

Resta saber se isso vai prejudicar ou valorizar o Dogecoin, a moeda virtual que começou como um meme e tem Musk como grande incentivador.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!