Sim, é possível jogar o ‘Spacewar!’ original, lançado em 1962 para DEC PDP-1 – um computador que ocupava uma mesa inteira, na época – em pleno século XXI. Graças ao trabalho de Mattis Lind, youtuber e desenvolvedor de software, um dos primeiros games eletrônicos da história foi devidamente restaurado.

No entanto, a proeza é somente possível caso você tenha um PDP-11 – que é um outro computador antigo, famoso nas décadas de 1970 e 1980. Confira abaixo um vídeo do título original, de forma restaurada, sendo jogado:

publicidade

O trabalho foi possível através de uma parte do ‘Spacewar!’ original encontrada na memória de um PDP-11. Estes dados do código-fonte estavam presumidamente perdidos – ou em alguma lata de lixo do grupo de estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que criou o jogo. Felizmente, Lind soube que Bill Seiler, um dos criadores do game, havia guardado uma impressão da linguagem assembly (notação legível por humanos para o código de máquina) do título.

Então, o processo de restauração foi feito usando uma combinação de OCR (Optical Character Recognition, uma tecnologia que reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits) e transcrição manual para recuperar o código-fonte. O desenvolvedor de software precisou adaptar vários aspectos para vincular perfeitamente o sistema com o jogo. E o trabalho ficou ainda mais difícil por conta do seu PDP-11, que é ligeiramente diferente dos utilizados nos anos 1970, época em que ‘Spacewar!’ ainda era jogado com frequência.

publicidade

Leia mais:

E o projeto de restauração não passou somente pelo software. Lind ainda criou um par de joysticks, que ele fez com um punhado de itens encontrados no AliExpress, e realmente fez tudo funcionar (como pode ver no vídeo acima). Essa não é a primeira proeza do tipo feita pelo desenvolvedor, que já era reconhecido na internet por restaurar, justamente, o PDP-11 que possuí. Segundo o profissional ao site Hack a Day, o trabalho foi árduo e durou cerca de 18 meses.

publicidade

Sobre ‘Spacewar!’

O ‘Spacewar!’ (Guerra Espacial) foi um dos primeiros jogos eletrônicos criados na história. Desenvolvido por um grupo de estudantes do MIT, nos Estados Unidos (EUA), o título foi testado pela primeira vez em 30 de julho de 1961 e foi lançado para computadores, itens que na época apenas universidades e empresas possuíam em certa quantidade, no dia 14 de fevereiro de 1962.

De acordo com o site oficial do MIT, os criadores do título não pensavam em ganhar dinheiro com a invenção, visto que não existiam PCs caseiros na época. No entanto, a partir da década de 1970, o jogo que misturava naves, tiro e estratégia ganhou popularidade ao ser lançado no console da Atari e fez história por fomentar o primeiro campeonato de videogames, que aconteceu em 1972.

publicidade
Estudantes do MIT jogando 'Spacewars!'. A foto não foi datada, mas a instituição acredita que deva ter sido tirada entre 1962 e 1965. Imagem: Institute Archives | Distinctive Collections - MIT Libraries/Reprodução
Estudantes do MIT jogando ‘Spacewars!’. A foto não foi datada, mas a instituição acredita que deva ter sido tirada entre 1962 e 1965. Imagem: Institute Archives – Distinctive Collections – MIT Libraries/Reprodução

Fonte: Hack a Day

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!