Em abril deste ano a Neuralink, empresa fundada por Elon Musk, divulgou um video com um macaco rhesus chamado Pager, que consegue comandar um computador e jogar Pong graças a um implante neural.

Mas se depender de um homem norte-americano, Pager vai ter que aprender a jogar contra outros oponentes em breve. Nathan Copeland, que ficou paralítico após um acidente de carro, está desafiando o animal para um duelo de Pong.

publicidade

Copeland também tem um implante neural. Entretanto, é um modelo mais antigo chamado “Utah Array“, que consegue monitorar 160 neurônios motores de uma só vez, contra 1.000 neurônios no modelo da Neuralink. Ainda assim, o implante permitiu ao homem proezas como cumprimentar o presidente Obama… Ele também comanda o braço robótico em outras tarefas, como pegar objetos.

Nathan disse que viu Pager jogando Pong e pensou se era capaz de vencer o macaco… mas ele admite que pode “tomar uma surra”.

publicidade

Segundo ele, o animal tem vantagem não por ser mais habilidoso, mas “porque tem muito tempo para jogar”. Mesmo assim, ele disse que vai treinar para enfrentar o desafio.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!