Amazon na mira: Justiça dos EUA investiga práticas anticompetitivas da gigante do comércio online

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 25/05/2021 21h27, atualizada em 25/05/2021 21h36
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A gigante Amazon, de Jeff Bezos, novamente entrou na mira da justiça americana. Nesta terça-feira, o procurador-geral de Washington abriu um novo processo contra a varejista por práticas anticompetitivas.

De acordo com a acusação, a gigante usufruiu de práticas para sufocar competidores e controlar os preços de mercadorias online. Isso porque a Amazon teria utilizado cláusulas contratuais para impedir que comerciantes terceirizados vendessem produtos com preços menores em outros sites.

A empresa de Jeff Bezos possui um sistema de marketplace em que lojistas podem anunciar produtos no site. Em troca da visibilidade dos produtos, a Amazon cobra uma comissão.

O problema é que os termos contratuais fizeram com que os valores de produtos na Amazon sempre fossem mais baixos do que os cobrados pelos mesmos vendedores quando anunciadas em outras plataformas de comércio eletrônico. Caso a política não fosse seguida, os comerciantes podiam ser sancionados ou excluídos da plataforma da Amazon.

A prática se estendeu até meados de 2019, quando a empresa removeu a cláusula em meio a investigações antitruste. No entanto, o procurador-geral da capital americana identificou que a Amazon adotou uma cláusula praticamente idêntica sobre “política de preços justos”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital