Duas investigações foram abertas contra o Google pelo órgão antitruste da Alemanha em razão de um possível mau uso de dados. Estão na mira da Justiça o Google Germany, Ireland e a controladora Alphabet.

O Escritório Federal de Cartel do país, investiga se o Google está oferecendo opções suficientes aos usuários sobre como a empresa utiliza os dados em relação aos serviços digitais fornecidos.

O objetivo é verificar se as informações estão sendo usadas como meio de competição para o Google se destacar em relação à concorrência.
A agência antitruste vai investigar como os dados são utilizados após acessos aos inúmeros serviços digitais que a empresa fornece, tais como buscas, YouTube, Google Maps, navegador Chrome e o sistema operacional para smartphone Android.

Como defesa, o Google informou que os usuários buscam o serviços porque são necessários e úteis, sem nenhuma imposição ou falta de concorrência.

publicidade

De acordo com o porta-voz da empresa, as pessoas têm controle sobre como as informações podem ser utilizadas, e afirmou que a empresa vai contribuir com as investigações.

O governo alemão vem investigando vários casos de possível uso incorreto dos dados, principalmente no que diz respeito ao descumprimento das leis de concorrência da Alemanha, englobando ainda Facebook e Amazon.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!