Inovação ecológica: pesquisadores transformam plástico em combustível de aviação

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 25/05/2021 21h19, atualizada em 25/05/2021 21h22
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica inovadora de converter resíduos plásticos em combustível de aviação e outros produtos valiosos.

Com a tecnologia de catalização, eles conseguiram transformar em apenas uma hora, cerca de 90% do plástico em combustível de aviação e outros produtos de hidrocarbonetos, como por exemplo lubrificantes.

Nas últimas décadas, o acúmulo de resíduos plásticos causa uma crise ambiental, poluindo oceanos e ambientes em todo o mundo. E a reciclagem desse tipo de material ainda é problemática. Nos Estados Unidos, apenas 9% do plástico descartado é reciclado anualmente.

Por enquanto, a experiência obteve sucesso com o uso do polietileno, que é o plástico mais comum usado em diversos produtos, de sacolas de mercado a encanamentos. Os pesquisadores acreditam que o processo deve ser eficaz com outros tipos de plástico.

Outra vantagem do método é o baixo custo, e agora os testes contam com o apoio da Washington Research Foundation para expandir o processo e chegar à etapa da comercialização.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital