Pesquisadores da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica inovadora de converter resíduos plásticos em combustível de aviação e outros produtos valiosos.

Com a tecnologia de catalização, eles conseguiram transformar em apenas uma hora, cerca de 90% do plástico em combustível de aviação e outros produtos de hidrocarbonetos, como por exemplo lubrificantes.

publicidade

Nas últimas décadas, o acúmulo de resíduos plásticos causa uma crise ambiental, poluindo oceanos e ambientes em todo o mundo. E a reciclagem desse tipo de material ainda é problemática. Nos Estados Unidos, apenas 9% do plástico descartado é reciclado anualmente.

Por enquanto, a experiência obteve sucesso com o uso do polietileno, que é o plástico mais comum usado em diversos produtos, de sacolas de mercado a encanamentos. Os pesquisadores acreditam que o processo deve ser eficaz com outros tipos de plástico.

publicidade

Outra vantagem do método é o baixo custo, e agora os testes contam com o apoio da Washington Research Foundation para expandir o processo e chegar à etapa da comercialização.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!