A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende decidir até o dia 12 de junho se a vacina Comirnaty, da Pfizer/BioNTech, pode ser usada em adolescentes entre 12 e 15 anos. No momento, a bula do imunizante apenas inclui jovens a partir de 16 anos. Já o Ministério da Saúde só autoriza a vacinação de pessoas maiores de idade.

“A utilização e disponibilização da vacina no país segue sob os critérios de recomendação do Programa Nacional de Imunizações, incluindo os grupos prioritários para a vacinação e suas idades”, informou o laboratório por meio de uma nota.

publicidade

De acordo com a Pfizer, toda a documentação necessária foi protocolada junto à agência. As pesquisas planejam atestar tanto a segurança como a eficiência do imunizante em adolescentes. A solicitação foi realizada em 13 de maio e possui o prazo de até 30 dias para resposta.

Além disso, na última sexta-feira (28), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), da União Europeia, autorizou o uso da Comirnaty em duas doses com três semanas de intervalo para os jovens de 12 a 15 anos.

publicidade

A partir do próximo mês, países como Itália e Alemanha podem imunizar os adolescentes. Já em locais como Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) e a Health Canadá já haviam aprovado o uso dentro dessa faixa etária.

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!