O ex-editor-chefe do The Signpost, jornal comunitário do Wikipedia, apontou uma séria contradição na renda da Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos que é responsável pela enciclopédia on-line e outros sites escritos por voluntários.

O jornalista disse que, apesar de implorar por doações em seus portais on-line, vendendo a impressão que está passando por dificuldades financeiras, a WMF está com a conta bancária mais recheada do que nunca.

Andreas Kolbe relatou que a fundação está prestes a atingir um fundo patrimonial de 100 milhões de dólares, cinco anos antes do esperado. Além de conter em seus fundos totais algo em torno de 300 milhões de dólares.

A pesquisa publicada no portal Daily Dot, focado na cultura da internet, deixou muitos usuários perplexos. Pois, todos os anos, o Wikipedia apresenta janelas de doação bem chamativas que reforçam a necessidade da contribuição dos leitores para que o site se mantenha ativo.

publicidade

O jornalista apontou que a verdadeira intuição da fundação responsável pela enciclopédia é aumentar a economia e financiar novos projetos. Kolbe relatou ainda que a WMF está lançando uma empresa com fins lucrativos chamada Wikimedia LLC, que vai vender serviços de interface de programação de aplicações para grandes empresas de tecnologia.

De qualquer maneira, é bom deixar claro que são os usuários que decidem se fazem ou não alguma doação.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!