Fim do mistério: Esqueleto gigante que desapareceu de praia em SP foi encontrado

Por Eduardo Sorrentino, editado por Elias Silva 01/06/2021 20h42
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O esqueleto gigante que foi encontrado na praia de Barra do Una, em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, e desapareceu misteriosamente pouco depois, foi encontrado na casa de moradores da região. Segundo o Instituto Biopesca, os cidadãos recolheram a ossada para que ela não fosse levada pela maré.

De acordo com técnicos do instituto, o ponto em que a ossada foi encontrada é o mesmo em que uma baleia-sei encalhou no ano de 2016, já sem vida. Na época, o animal foi enterrado no local.

O esqueleto, que tem em torno de quatro metros, foi encontrado no dia 21 de maio e assustou bastante tanto moradores quanto os técnicos que atuam no local. Apenas um dia após o encontro da ossada, o esqueleto sumiu de forma misteriosa.

Entre as hipóteses apontadas para o desaparecimento estava um novo enterro dos ossos por conta do movimento das marés ou arrastados de volta para o mar. Porém, a terceira hipótese, que era apontada como a menos provável, acabou se mostrando a verdadeira: os ossos foram levados por populares que visitaram a praia.

Após exames, constatou-se que a ossada era de uma baleia-sei, também conhecida como baleia-boreal ou baleia-sardinheira, que encalhou no local.

Na fase adulta, a baleia-sei pode chegar a até 20 metros e pesar 45 toneladas. Por conta disso, é provável que a ossada encontrada em Barra do Una se trate de um filhote.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital