Um milímetro cúbico do nosso cérebro equivale a mais ou menos 1,4 petabytes de dados. É o que determinou a parceria entre o Google e a Universidade de Harvard, que mapeou um milímetro cúbico do cérebro humano.

O trabalho reuniu informações da reconstrução de dezenas de milhares de neurônios, milhões de fragmentos de neurônios, 130 milhões de sinapses detectadas, 104 enzimas polimerases e muitas outras anotações e estruturas subcelulares.

O córtex, onde o Google e a Universidade de Harvard realizaram o mapeamento do cérebro humano, é uma das partes mais importantes do corpo, consistindo de uma camada fina que desempenha funções mais do que necessárias: pensamento, memória, planejamento, percepção, atenção, e interpretação de linguagens.

Os pesquisadores cortaram o tecido em mais de 5 mil sessões individuais de 30 nanômetros cada, e agruparam essas seções em pequenos wafers de silicone, para criar uma imagem do tecido cerebral com uma resolução de quatro nanômetros.

publicidade

O resultado são 225 milhões de imagens individuais em duas dimensões, alinhadas em um pano de fundo em 3D.

Os próximos passos, segundo a empresa, envolvem extrapolar esses números: segundo ela, o 1,4 petabyte extraído do cérebro humano corresponde a “um milionésimo” do volume de um cérebro completo.

Se você quiser navegar pelo que parceria entre o Google e a Universidade de Harvard mapearam, basta acessar a página dedicada do projeto. O link você encontra no nosso site, o olhardigital.com.br

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!