Uma parceria entre a Comissão Europeia e o fundo de financiamento de energia sustentável de Bill Gates, a Breakthrough Energy, prevê o investimento de um bilhão de dólares para novos projetos de tecnologia limpa e energia sustentável entre 2022 e 2026.
A ideia do acordo é tornar as tecnologias limpas mais competitivas em relação aos combustíveis fósseis. Atualmente, um dos problemas enfrentados é justamente o alto custo dos projetos que valorizam a geração de energia sustentável.
A definição do programa deve acontecer em novembro, na próxima Conferência do Clima, a COP-26, que vai ser realizada em Glasgow, na Escócia.
A parceria tem a intenção de reduzir as emissões de CO2 por meio do uso de tecnologias limpas, em sintonia com o Acordo de Paris. A União Europeia se comprometeu a zerar as emissões até 2050.
A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, disse no twitter que a Europa está mobilizada para atingir a marca prometida.
Mas o próprio Bill Gates reconhece que somente a energia renovável não vai ser suficiente para evitar mudanças climáticas catastróficas no longo prazo. Mas, segundo ele, os impactos podem ser amenizados com parcerias público-privadas.
O meio ambiente agradece!
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!