Pescadores podem faturar mais de R$ 10,8 milhões com vômito de baleia

Por Jeniffer Cardoso, editado por Elias Silva 03/06/2021 23h34, atualizada em 03/06/2021 23h39
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pescadores do Iêmen fizeram uma descoberta no Golfo de Aden que pode mudar suas vidas.

Os 35 homens encontraram uma carcaça de baleia com um tesouro dentro: vômito solidificado em uma quantidade que pode lhes render mais de R$ 10,8 milhões.

A substância, na verdade, é âmbar gris (ou âmbar cinza), um material gorduroso formado no intestino das baleias.

Há séculos, o âmbar gris é considerado uma matéria-prima rara e muito valiosa para o mundo da perfumaria — e já foi usado no passado como medicamento e até como afrodisíaco.

A secreção é produzida pelas vias biliares do trato gastrointestinal de baleias cachalotes para facilitar a passagem de objetos grandes ou pontiagudos.

O animal vomita a secreção, que se solidifica e tem um cheiro ruim no começo. Mas, após estar seca, ganha uma fragrância doce e duradoura, que é utilizada na indústria de perfumes para fixar o cheiro dos produtos.

O âmbar gris tem sido substituído por alternativas sintéticas – dado seu custo e acessibilidade – mas ainda é utilizado nos perfumes mais caros.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital