Starlink: satélites podem identificar civilizações em outras galáxias

Por Jeniffer Cardoso, editado por Elias Silva 03/06/2021 23h27, atualizada em 03/06/2021 23h30
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os milhares de satélites Starlink previstos para serem colocados em órbita na Terra pela SpaceX podem ter a capacidade de identificar civilizações capazes de construir sistemas similares em outras galáxias.

Isso é o que dizem pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, em um artigo publicado no ArXiv.

Entretanto, para atingir tal feito, os satélites da empresa de Elon Musk teriam que estar em pleno funcionamento e calibrados para esse propósito – algo contrário à meta da companhia, que é oferecer banda larga global via satélite.

De acordo com os cientistas, a identificação seria possível em planetas dentro de um raio de 280 anos luz da Terra, uma distância compatível com cerca de mil estrelas que são semelhantes ao Sol.

Para identificar satélites semelhantes, seria necessário construir, lançar e manter uma estrutura com grande quantidade de energia e matéria-prima, gerando calor suficiente para detectar a energia de outras constelações.

Quem sabe Elon Musk não fica curioso e resolve incluir novos planos para sua constelação Starlink?

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.

Redator(a)

Elias Silva é redator(a) no Olhar Digital