A empresa Lumentum, que fabrica produtos para redes de fibra óptica e aplicações a laser, desenvolveu um novo conceito de entrega de dados a 800 GbE (“Gigabit Ethernet”) – o dobro do padrão de 400 GbE atualmente visto no mercado global.
A empresa anunciou a descoberta por meio de comunicado à imprensa, confirmando que apresentará o material no evento OFC (“Optical Fiber Communication Conference and Exhibition”), apresentado entre os dias 6 e 11 de junho de 2021.
Leia também
- Castores derrubam a internet em cidade no Canadá
- Cabo submarino ligando Antártica e Austrália? Icebergs são empecilhos
- Cabo submarino vindo de Portugal é ancorado em Fortaleza

A pesquisa, liderada por Syunya Yamauchi, basicamente consiste em usar quatro faixas de transmissão – cada uma a 200 GbE – para atingir a capacidade recorde.
O time desenvolveu um emissor laser especial, capaz de transmissões a até dois quilômetros de distância – uma medida adotada pela maioria dos datacenters empresariais de grande escala – a 224 Gbps de velocidade de sinal, operando a um espectro de temperatura mais abrangente.
“Dispositivos ópticos ativos são os componentes mais importantes de sistemas de comunicação óptica”, disse Mike Staskus, vice presidente da área de gerenciamento de linhas de produtos de comunicação por dados da Lumentum.
“Existem concessões entre maiores bandas largas e características de modulação, como por exemplo a taxa de extinção. Nós superamos essas concessões ao otimizar o design do laser usando um método de encapsulamento simplificado”, completou.
Segundo o executivo, a Lumentum criou o conceito para permitir o desenvolvimento de receptores com o dobro da capacidade de tráfego de dados do espectro de 400 GbE, mas sem o aumento no custo e consumo de energia, graças a chips de transmissão a laser mais velozes que não requerem o uso de refrigeração termoelétrica.
“A próxima geração de lasers, usando as mesmas ferramentas e processos semicondutores e de encapsulamento, poderá permitir maior velocidade, mais abrangência e custos menores com o mesmo nível de desempenho, confiabilidade e consumo de energia”, disse Staskus.
“Com o aumento do uso de serviços de transferência de dados, streaming e outras plataformas , links internos de datacenters vão precisar de maior velocidade, incluindo o grau de 1,6 terabits por segundo e além”, completou.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!