Uma equipe de cientistas escalou os Alpes para investigar a “neve de sangue” que tomou conta da cadeia montanhosa que se estende por parte da Europa. Segundo eles, a coloração rosa bem forte se dá por conta de algas coloridas em forma de flor que se misturam com a neve fresca para criar uma paisagem bem diferente…

A neve de sangue, que também é conhecida como neve rosa ou “neve de morango”, é uma paisagem extremamente frágil, já que, por conta da coloração rosada, absorve mais calor que a neve branca, o que faz com que ela derreta muito mais rápido. Esse fenômeno é potencialmente desastroso, já que pode acelerar os impactos das mudanças climáticas.

A equipe de pesquisadores decidiu sequenciar o DNA que encontraram na neve rosa para descobrir o que o aumento das algas responsáveis pela mudança na coloração da neve pode significar para o ecossistema dos Alpes.

Eles conseguiram determinar quais espécies podem viver mais em locais elevados, dados que são cruciais para prever o impacto no meio ambiente. Com base nos levantamentos, os cientistas acreditam que as encostas nevadas das montanhas vão desaparecer em um futuro próximo.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!