Quem sempre sonhou em ter um cão robô mas se assustou ao saber que o famoso Spot, da Boston Dynamics, custa quase 378 mil reais, tem um motivo para se animar: a fabricante chinesa Unitree anunciou uma versão do “fiel companheiro” com um preço muito mais atraente: 2.700 dólares, cerca de 13 mil e 600 reais.

Batizado de “Go1”, o “vira-lata de lata” é menor que o primo norte-americano: tem apenas 30 centímetros de altura e pesa 12 quilos, o que a fabricante destaca como uma vantagem no quesito portabilidade.

publicidade

Mas nem por isso ele é menos ágil: segundo a Unitree, o Go1 pode chegar a uma velocidade de 17 quilômetros por hora, e tem articulações fortes o bastante para sobreviver a cambalhotas de locais altos.

O “cachorro” não faz muita coisa além de seguir o dono, mas ele carrega cargas leves e pode ser útil como plataforma de pesquisa e desenvolvimento em robótica. A Unitree produz três configurações: o modelo “Air” é o mais básico. O mais caro tem sensores Laser para mapeamento do ambiente em três dimensões, mas custa mais que o dobro dos outros modelos: “a partir de” 8.500 dólares, ou mais de 43 mil reais.

Quem tiver interesse, pode fazer pedidos no site da Unitree, A empresa promete “privilégios e descontos” para compras em grandes quantidades.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!