Uma leoa de nove anos morreu na última sexta-feira (4) após contrair Covid-19 em um zoológico em Chennai, na Índia. Segundo o parque, que fez o comunicado do óbito, mais oito leões também contraíram a doença e foram colocados em quarentena sob tratamento. Essa foi a primeira morte de animal registrada no país e a leoa asiática fazia parte de uma espécie em extinção.

A equipe do ‘Zoológico de Vandalur’ – ou Parque Zoológico de Arignar Anna – percebeu os sintomas na leoa na quinta-feira (2), ela tinha secreções nasais e o quadro evoluiu rapidamente, visto que, mesmo com o atendimento imediato dos médicos veterinários ela não resistiu e veio a óbito na noite seguinte.

publicidade

Segundo o site local The Hindu, foram apresentados ao total nove resultados positivos para o vírus, contra apenas dois negativos. Cinco animais tiveram ainda perda de apetite e tosse ocasional e, todos os infectados, foram transferidos para o Instituto Nacional de Doenças de Alta Segurança. De acordo ainda com um segundo veículo local, o “The New Indian Express”, dois felinos estariam em estado grave.

Leia mais!

publicidade

O surto também aconteceu no mês passado em outro parque de animais na Índia, o Zoológico de Nehru. No entanto, dos oito leões que testaram positivo, nenhum apresentou sintomas graves e conseguiram se recuperar da doença.

Covid-19 no zoológico: leoa morre após contrair o vírus em um parque da Índia; elefates são testados. Imagem: Moiz Husein/Shutterstock
Covid-19 no zoológico: leoa morre após contrair o vírus em um parque da Índia; elefantes são testados. Imagem: Moiz Husein/Shutterstock

Após a morte do felino, autoridades solicitaram testes em 28 elefantes de uma reserva florestal do sul da Índia, que fica próxima do zoológico de Arignar Anna. “Depois que os leões do Zoológico de Vandalur testaram positivo para a Covid-19, fomos solicitados a examinar os elefantes por precaução”, declarou um guarda-florestal nacional à AFP (Agence France-Presse) na quarta-feira (9).

publicidade

O guarda também acrescentou que “os animais não apresentavam sintomas” sendo apenas uma medida de precaução. Realizado pelo Instituto Indiano de Pesquisa Veterinária no estado de Uttar Pradesh, o resultado dos testes deve sair em uma semana.

Fonte: The Hindu e The New Indian Express

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!