A IrriGate, startup paranaense que surgiu em 2019 como um projeto de avaliação final de três estudantes de Engenharia Eletrônica e Engenharia da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, vem mostrando como a tecnologia pode revolucionar a vida rural.

Até o momento a startup já desenvolveu três protótipos de irrigadores inteligentes, IrrigaEasy, IrrigaPro e o IrrigaPlay, que tem como foco pequenos agricultores familiares e fazendas urbanas.

Os equipamentos tem a capacidade de monitorar o pH do solo, acompanhar a previsão local de chuvas e geadas por meio de sensores sem fio, além de controlar a temperatura e umidade de estufas agrícolas. Todos os equipamentos são alimentados por energia solar. Além disso, e possível controlar remotamente todo o sistema via aplicativo.

Os irrigadores podem ser adaptados de acordo com as necessidades de cada agricultor. Atualmente os protótipos estão sendo testados na Fazenda Urbana da Prefeitura de Curitiba.

publicidade

Agora, a startup IrriGate espera receber um aporte para ampliar o projeto e iniciar a comercialização dos irrigadores inteligentes, que devem chegar no mercado em 2022, custando cerca de 2800 reais.

Reportagem: Elias Silva

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!