Fama passageira? Após grande alta, vendas de NFTs diminuem

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 15/06/2021 14h27, atualizada em 15/06/2021 14h44
Desenho 3D do logo NFT
Imagem: Immersion Imagery/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após alcançarem grande popularidade no começo deste ano, as vendas de NFTs (non-fungible token) diminuíram consideravelmente neste mês de junho, segundo o portal especializado Nonfungible.

Até o dia 9 de maio, as vendas do setor mantinham um pico de US$ 176 milhões (cerca de R$ 892 mil), entretanto, nesta terça-feira (15) a movimentação está em torno de US$ 8,7 milhões (aproximadamente R$ 44 milhões).

logo dos NFTS.
Fama passageira? Após grande alta, vendas de NFTs caem consideravelmente.
Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock

De acordo com o diretor de operações da Nonfungible, Gauthier Zuppinger, a queda repentina nas vendas de NFT retratam um movimento comum no mercado. “A questão é que, cada vez que você notar um aumento tão rápido em qualquer tendência, verá uma queda relativa, que basicamente significa uma estabilização do mercado”, explicou à CNBC.

Os tokens não fungíveis, ou NFTs, são códigos criptografados usados para garantir a originalidade e exclusividade de algo. Exemplos do uso da nova ferramenta são as vendas do avatar digital raro conhecido como CryptoPunk por mais de US$ 11,7 milhões, ou o primeiro tweet do CEO do Twitter, Jack Dorsey, por US$ 2,9 milhões.

Futuro dos NFTs

Apesar da queda nas vendas, os entusiastas do setor de tokens acreditam que o futuro ainda guarda boas notícias sobre os NFTs.

A diretora operacional da L’Atelier, empresa de pesquisas afiliada ao BNP Paribas, Nadya Ivanova, apontou que os NFTs estavam sendo tratados como ativos especulativos e, como qualquer outro ativo do gênero, são instáveis e podem acabar repentinamente.

Leia também!

Entretanto, Nadya afirmou que os NFTs podem ter um bom valor a longo prazo, pois, conforme a realidade virtual aumenta, as pessoas passam mais tempo on-line e, consequentemente, passam a gastar mais dinheiro em ambientes virtuais.

“A criptomoeda veio para ficar – e os NFTs significam que agora há algo para comprar. É o outro lado da equação. E isso vai muito além da arte digital”, afirmou o CEO e cofundador do aplicativo NFT S! NG, Geoff Osler, à CNBC.

Osler ainda ressaltou que grandes empresas e grupos bancários de todo o mundo estão adotando os NFTs, o que é promissor para o setor.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.